Maurício Vila Abranches vai ao MP para proteção da Lagoa do Saibro

O Promotor Wanderley Trindade abriu inquerido para cobrar do Executivo a implantação do Parque Ecológico Guarani
Maurício Vila Abranches vai ao MP para proteção da Lagoa do Saibro

Por: Assessoria Mauricio Vila Abranches - Foto: Allan S. Ribeiro

Atendendo ao pedido do vereador Maurício Vila Abranches (PTB), o Promotor Wanderley Trindade, da Habitação e Urbanismo de Ribeirão Preto, está investigando, por intermédio de inquérito civil, os problemas na Lagoa do Saibro, na Zona Leste de Ribeirão Preto.

“Ali temos uma área de serrado que precisa de proteção, além da Lagoa de Contenção, na rua Leonardo Gonçalves, que está praticamente seca” explica Mauricio justificando o pedido ao MP.

O vereador defende que será necessário levar a água da chuva para repor a água da lagoa e que a implantação do Parque Ecológico Guarani é imprescindível para proteger a mata de serrado do entorno.

A Lei de criação do Parque Ecológico é do ano de 2006, mas a implantação ainda não aconteceu.  O Parque Ecológico Guarani (Lagoa do Saibro) foi criado pela lei municipal 10.921, de 13 de setembro de 2006.  O parque tem aproximadamente 75 mil metros quadrados e fica entre a avenida Henry Nestlé, rua “B”, rua Leonardo Gonçalves e alameda “C”, no Parque dos Lagos. A lei determina a implantação de uma pista de caminhada, a construção de sanitários e de um centro de educação ambiental e o monitoramento pela Guarda Civil Municipal.

Trata-se de uma área verde com vegetação de serrado que sofre com queimadas frequentes, acúmulo de lixo e os outros problemas devido ao abandono. “Estou cobrando a proteção daquela região há décadas. Acedido que com a Ação do Ministério Público e boa vontade do Executivo, termos um resultado positivo”, defende Maurício Vila Abranches.

O legislador destacou que fez requerimento, ofício e uma emenda à Lei Orçamentária Anual 2018, pedindo a construção de três galerias de águas pluviais e bueiros, no entorno da Lagoa do Saibro, uma na rua Leonardo Gonçalves; outra na Av. Henri Nestlé e a terceira na Rua Alameda C. Essas galerias poderiam levar água da chuva até a Lagoa para abastecê-la.